Desburocratização: blockchain é o caminho?


Blockchain é uma espécie de grande livro contábil virtual, que contém o registro de transações financeiras, com suas anotações espalhadas em vários computadores. No caso das moedas criptografadas, como o bitcoin, esse livro registra o envio e recebimento de valores. O sistema é formado por uma “cadeia de blocos” (tradução literal de blockchain) e um conjunto de transações é colocado dentro de cada um desses blocos, fechados por criptografia.

A tecnologia que garante a segurança das transações feitas por blockchain está no fato de cada operação só ser validada quando todo um bloco é preenchido com transações. Só assim é possível fazer uma moeda digital sair das mãos de uma pessoa e ir para outra. Como os blocos são selados por códigos criptográficos, é praticamente impossível arrombar o segredo, garantindo que cada moeda chegue ao destino certo, não seja usada mais de uma vez e transações anteriores não sofram alterações que comprometam a cadeia.

Diferentemente do que se pode imaginar, as operações em blockchain não se restringem às moedas virtuais. Vários segmentos da economia já demonstraram interesse na tecnologia. Para se ter uma ideia, uma carga de soja enviada dos Estados Unidos para a China se tornou o primeiro carregamento agrícola que teve todas as suas etapas registradas em blockchain.

Dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *