Meios de pagamento: como determinar a máquina certa para o seu negócio?


As “maquininhas de cartão” são um caminho sem volta. Segundo dados de mercado, só em 2017, R$ 1,36 trilhão de pagamentos no Brasil foram feitos com um cartão de crédito, débito ou pré-pago. Isso representa 80% de todas as transações financeiras no Brasil. E a tendência é de crescimento.

Mas, a escolha do meio de pagamento mais adequado para cada negócio requer uma boa pesquisa. Hoje, o setor conta com várias opções, bandeiras e modelos, além de taxas distintas.

Um dos primeiros pontos para eleger sua “maquininha” é identificar qual bandeira é mais aceita. No Brasil, as mais populares são Visa e Mastercard. Contudo, existem outras menores e mais regionais que precisam ser levadas em consideração para não perder vendas. Uma pesquisa informal com seus clientes pode identificar qual seria a melhor opção para o seu estabelecimento.

Já no quesito preços e taxas, a atenção deve ser redobrada: os empresários não podem escolher apenas a máquina mais barata, mas é necessário se atentar aos valores das taxas cobradas pela administradora. Também existe a alternativa de aluguel, com o pagamento de uma mensalidade à empresa proprietária. E, antes de fechar negócio, é preciso estar ciente sobre os prazos para receber os valores correspondentes às vendas transacionadas pela máquina, para fazer uma gestão realista do fluxo de caixa.

Dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *