Planejamento financeiro – A antecipação como aliada


A contabilidade consultiva deixou de ser novidade e passou a ser item obrigatório nos planejamentos financeiros de empresas, independentemente do porte, afinal, elas poderão conseguir ampliar o aumento de clientes e de lucro. Em tempos competitivos e de crise econômica como a que estamos vivendo, a antecipação de um bom planejamento financeiro pode ser o diferencial que sua empresa está precisando.

A visão holística é fundamental no entendimento de seu negócio. Mais do que isso, uma gestão inteligente e organizada do fluxo financeiro pode aumentar a lucratividade e impedir qualquer tipo de surpresa.

Antes de iniciar o planejamento financeiro é necessário entender a atual situação do negócio, sem a qual corre-se o risco de insucesso. É preciso também, fazer um balanço patrimonial, a fim de compreender o cenário econômico e financeiro da empresa, contemplando os ativos e passivos.

Entre as principais tarefas também é necessário planejar e estimar despesas, ganhos e investimentos que a empresa terá em curto, médio e longo prazo. Assim, será possível traçar metas e objetivos para poder tanto comparar como acompanhar resultados, e, com isso, tomar decisões corretivas ou preventivas.

É importante avaliar, monitorar e se preciso mudar a estratégia das contas a pagar e a receber. Com esse raio X é possível projetar entradas e saídas de recursos com muito mais precisão, além de observar a progressão das finanças.

Gastos desnecessários são gastos desnecessários. Ao acabar com estes, ficará mais fácil focar no que é primordial para o sucesso financeiro. Importante também, considerar a projeção de cenários distintos, trabalhando sempre com um realista, um otimista e um pessimista.

Por fim e não menos importante, é necessário ter um bom parceiro contábil, atento às mudanças de leis para que juntos possam controlar o fluxo de caixa, capital de giro, os processos de contas a pagar e receber, demonstrativos financeiros, entre outros.

Uncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat