Um negócio tradicional pode converter-se em algo inovador?


Basta pensar em exemplos como o da Smart TV, do celular, laptop, carro autônomo, pen drive, WhatsApp, conta digital, para um sonoro “SIMMMM”, não é verdade? Esses modelos todos são considerados inovações de negócios vigentes.

A inovação disruptiva – um tipo de solução que rompe com o “status quo” das coisas, ou modelos já conhecidos – pode converter um negócio tradicional ou defasado, com produtos e serviços que já não satisfazem completamente as necessidades do consumidor, em algo surpreendente e autêntico.

Essa disrupção que transforma um mercado existente, reduz custos, populariza um produto ou serviço e muda a forma de consumir, não à toa, é hoje o que ambiciona todo empreendedor.

Embora alguns setores mais relacionados à tecnologia sejam mais propensos à inovação disruptiva, isso não é algo restrito. Aí você se pergunta: “Pode acontecer comigo? Pode!!! Os requisitos são ouvir quais os problemas dos clientes, observar o que falta no seu negócio, identificar oportunidades para criar valor, implantar melhorias, estar disposto a mudar a forma de se relacionar com seu público e propor soluções para os gargalos identificados. Esses são alguns passos a serem perseguidos por quem deseja manter um negócio pelo menos sustentável até alcançar a disrupção.

Afinal de contas, quem imaginaria ser possível tomar banho em plena Avenida Faria Lima, em São Paulo? Os adeptos às bicicletas como meio de transporte, hoje, podem usar um chuveiro dentro de um contêiner, por 15 minutos, além de ter uma área seca para trocar de roupa. A ativação é feita por um aplicativo no celular e o usuário ainda tem à disposição toalha, shampoo e condicionador. A solução é inovadora e vai ao encontro das necessidades do grande número de pessoas que trabalha na região e utiliza a ciclovia da Faria Lima para deslocamentos. O mais importante é não se acomodar e ter a busca por novas ideias, ainda que incrementais, como um processo contínuo, permanente em uma agenda que busca alavancar inovações. Na pior das hipóteses, seu negócio se tornará mais competitivo e você estará pronto para o passo seguinte: a mudança de mindset.

Dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *