As mudanças na legislação trabalhista, ao mesmo tempo que trouxeram mais flexibilidade para os contratos, também mudaram as relações de trabalho. Por isso, quem deseja efetivamente formar uma equipe e trazer para si alguém que vista a camisa da empresa precisa seguir algumas diretrizes.
- Valorizar o profissional já na entrevista de seleção: perguntas desrespeitosas ou que colocam o entrevistador em uma posição de superioridade frente ao candidato, a exemplo de “Por que você quer trabalhar aqui?” passam uma péssima impressão. O potencial interessado na vaga, uma vez admitido, terá sua conduta pautada por esse histórico.
- Saber delegar: nenhum gestor trabalha sozinho, é preciso atribuir as responsabilidades de cada um e determinar objetivos claros para ter uma equipe bem alinhada e chegar aos resultados desejados.
- Estabelecer uma comunicação eficiente: sempre que possível, prefira a interação pessoal a e-mails, ainda mais se todos da equipe ocuparem o mesmo espaço físico de trabalho. O e-mail é um ótimo recurso para formalizar o que ficou estabelecido, mas não para o entendimento de tarefas.
- Conhecer as competências de cada um: sabendo das afinidades de cada membro da equipe com cada tipo de atividade, as tarefas podem ser distribuídas de forma a alcançar o melhor resultado possível.
- Não exigir o que não é factível: não sobrecarregue o colaborador cobrando dele o trabalho de dois ou mais funcionários ou a realização de algo sem tempo hábil para execução. A relação a ser estabelecida é de contratante-prestador de serviços, sempre.
- Reconhecer: realçar as contribuições de um funcionário é sempre o melhor caminho para obter seu comprometimento com o trabalho e a empresa. Uma equipe unida, diversa e com um objetivo comum é mais forte, tem mais motivação e atinge suas metas.