O BPO Financeiro como aliado da empresa no setor pet


Artigo publicado nos sites Conteúdo Animal e Moreno Pet Blog

Luciene D’Alexandre, sócia da Planned Soluções Empresariais. Bacharel em Contabilidade, MBA em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria na FGV/SP. MBA de Gestão de Negócios e Tecnologia no IPT/USP. MBA em IFRS (Normas Internacionais de Contabilidade) FIPECAFI

Já não é novidade alguma o crescimento significativo do setor pet nos últimos anos. Os dados do setor corroboram esta afirmação: o Brasil possui a segunda maior população de cães, gatos e aves canoras e ornamentais em todo o mundo. Isso se reflete na indústria e cadeia de distribuição de alimentos, medicamentos veterinários, cuidados com a saúde e higiene dos animais, representando cerca de 0,36% do PIB brasileiro. Para evidenciar ainda mais esse crescimento, em 2005, o faturamento anual do setor pet era cerca de R$ 3,3 bilhões e, em 2018, esse montante saltou para mais de R$ 20 bilhões, de acordo com dados da Abinpet – Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação.
Tamanho crescimento do setor demanda cada vez mais investimentos e, consequentemente, tempo dos empresários na estruturação e revisão de seu negócio. É certo que nos dias atuais toda empresa deve estar atenta a todos os movimentos de seu mercado. Atualização constante é imprescindível e deve ser o foco principal do empreendedor.
Entretanto há um sem fim de atividades administrativas e financeiras que somadas tomas grande parte da carga de trabalho dos gestores. No entanto há algumas soluções para estas demandas que não são propriamente o core da operação.
Entre as diversas soluções que surgem para ajudar a economizar o tempo e dinheiro das empresas, o BPO Financeiro desponta como uma ferramenta aliada no negócio do empresário no setor pet.
BPO é a abreviação de Business Process Outsourcing e em português diz respeito à terceirização dos processos de um negócio. Entende-se por isso, delegar a um agente externo os processos (ou alguns deles) das atividades da empresa. E, o BPO FINANCEIRO livra os gestores de processos financeiros que antes eram realizados internamente.
Explicando melhor, o BPO Financeiro, ele abrange desde a implantação e treinamento, passando pelas contas a pagar e a receber, emissão e envio de boletos e notas fiscais, conciliação bancária e de caixa, relatório de fluxo de caixa e acompanhamento de métricas e resultados.
O BPO Financeiro tem como principal objetivo proporcionar ao empresário a liberação de tempo e energia para se dedicar às atividades-chave do seu negócio: aquelas que produzem os maiores resultados financeiros. Imagine o retorno que o empresário teria se destinasse seu tempo em vender mais, desenvolver ou aperfeiçoar novos serviços ou produtos, abrir novos ou aprofundar relacionamentos com prospects ou mesmo clientes.
Ao longo do tempo de nossa experiência, percebemos a deficiência de controles internos em inúmeras empresas, ora ocasionados pela ausência de conhecimentos específicos, ora, até mesmo, pela ausência de controles e, na maioria das vezes, pela falta de tempo.
A área financeira, por exemplo, negligenciada pelos empresários para que a dedicação seja na sua área de atuação ocasiona em perdas financeiras significativas. Podemos citar alguns exemplos como as altas taxas bancárias que poderiam ser menores se houvesse melhor negociação, pagamentos em duplicidade, títulos protestados e operadoras de cartão de crédito cobrando taxas acima daquelas que foram negociadas. Existem, também, casos em que a empresa de meio de pagamento deixou de efetuar corretamente o repasse das vendas realizadas com cartão de crédito, sem contar os inúmeros casos de valores não recebidos por não ter ninguém dedicado na cobrança destes títulos.
As atividades de cada empresa cliente em BPO FINANCEIRO é gerenciada por um dentre os softwares denominados ERP (sigla para Enterprise Resource Planning) que é escolhido sob medida para a necessidade da empresa. Nele são controladas todas as operações, realizados faturamentos, pagamentos, controles de bancos e fluxos de caixa.
O BPO Financeiro controla diariamente essas e outras operações realizadas pela empresa a fim de entender para onde é aplicado cada centavo de receita gerado. Com isso, monitora os gastos e sinaliza aqueles que estão gerando maior impacto financeiro no fluxo de caixa através de relatórios diários, semanais e mensais que reportarão essas informações para que o empresário possa planejar com segurança e exatidão o fluxo de caixa da sua empresa.
Por estes e outros motivos, o BPO Financeiro é um aliado poderoso para as empresas do setor pet. O sucesso da saúde financeira está ligado diretamente à clareza e previsibilidade dos números. Assim, o diagnóstico de desvios e reconhecimento de oportunidades podem melhorar o desempenho do seu negócio.

Uncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat