O que é sucesso para você?


Ter consciência daquilo que se quer é um mantra aplicável em todas as situações da vida. O “deixa a vida me levar” nos mantém à deriva. O desconhecimento sobre o que se deseja pode ser um dos principais entraves para o sucesso que se busca alcançar. A versão de sucesso é algo subjetivo: pode ser trabalhar home-office e ter mais tempo para a família, passar em um concurso público ou atuar como um gestor em uma multinacional e, em dado momento, ser expatriado. O fato é que, se você não tem como certo o que é sucesso, não será a versão de sucesso de outra pessoa que o iluminará.

Esse grau de consciência, que vai muito além do conceito do “ter dinheiro, fama e fortuna”, por si só, já representa uma realização. Isso porque só quando se tem essa definição pessoal de sucesso é que se torna possível afastar-se de comparações e dar sentido ao termo. Afinal, o sucesso pode ser uma coisa totalmente diferente de pessoa para pessoa. O seu sucesso será aquele que você construir, tendo, no máximo, inspiração em outras pessoas. O trabalho duro será seu.

Um teste rápido: você gostaria de ser seu chefe? De ter a vida que ele tem? As pessoas têm ambições diferentes e essa individualidade é necessária para definir a trajetória a ser percorrida ao longo da vida.

O livro “Success is Easy”, de Debbie Allen, diz existir três etapas para definir o sucesso. São elas:

1) Descobrir porque o sucesso é importante para você: nessa etapa é necessário se perguntar se o sucesso depende de realizações profissionais, felicidade pessoal ou liberdade financeira;

2) Descobrir como ultrapassar obstáculos: motivação e persistência são as palavras-chave dessa etapa, para que continue no caminho planejado;

3) Dar o primeiro passo: não espere uma situação ideal para sair do lugar. Aja em relação aos objetivos e sonhos que possui. Logo, mãos à obra!

Dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat